A curiosidade em torno de Maria Bonita cada dia aumenta. Sobretudo mentiras. Como não existem documentos, a imaginação vai longe, especialmente nos seriados de televisão, e para quem conhece ou pesquisa Cangaço, não aceita tanta imaginação para não dizer mentiras. Uma delas, é mostrar a mulher de Lampião agressiva, atirando junto com o Bando, cenas que nunca aconteceram, pois as cangaceiras eram retiradas na hora do conflito ficando em lugar seguro. Nunca lutaram, com exceção de Dadá, mesmo assim, quando seu marido Corisco estava ferido.
A licença poética vai longa, voa. Além da TV, existem os livros…um deles, bem divulgado e vendido, conta que nas horas de lazer, o casal famoso oferecia uma hora de arte: Lampião na sanfona e Maria Bonita tocava bandolim…Se isso fosse verdade, é só lembrar que esse instrumento musical chegou no Nordeste nos anos 40 e eles morreram em 1938… Além disso, a Bonita não tocava nenhum instrumento e onde e com quem ela aprendeu¿ Morando na zona rural da Bahia?
O assunto despertou também para o turismo, que é válido. Muito até. Em Sergipe, Estado onde os cangaceiros morreram ou Serra Talhada, Pernambuco, terra natal de Virgolino e na Bahia, Paulo Afonso, lugar onde Maria Bonita nasceu. Os governos municipais despertaram para o turismo e oferecem atrações como transformar a casa dos cangaceiros famosos em museus, promovendo ali, seminários etc. Surgiu a Rota do Cangaço.
Outro fato que se encontra em evidência – é o Xaxado. Em Serra Talhada ele está firme e forte tem até escola. A dança agrada não pela beleza plástica, bem como o ritmo contagiante. O grupo é formado por muitos Lampiões e marias bonitas…..merecem aplausos!
0 comentários