CRISTINE, A INTELECTUAL

dez 14, 2014 | 0 Comentários

Ela nasceu em Veneza, Itália, em 1363, mas foi criada em Paris. O pai era médico de Carlos V, e Cristine de Pisano não frequentou escola, como era o costume da época, mas aprendeu muito com o pai, sobretudo cultura parisiense e o humanismo italiano. Tinha paixão pelos livros.

Aos 15 anos, casou-se com Étienne de Castel, secretário do rei. Foram anos felizes, até que uma epidemia em 1390 a deixou viúva aos 25 anos de idade. Sozinha, com filhos pequenos, os parentes na Itália, Cristine decidiu testar seu talento para sobreviver. Começou a escrever. De início eram poemas que circulavam na corte e foram elogiados. Ganhou fama. Em pouco tempo era considerada uma mulher das letras, embora hostilizada pelos homens e isso pouco a incomodava. Seguiu com seu projeto de defender e valorizar a mulher. Costumava dizer que a mulher não foi modelada no barro, mas criada do corpo humano, portanto, havia igualdade dos sexos. Toda mulher tem seu lugar na sociedade, costumava dizer.

Escreveu vários livros o que lhe deu fama na Europa. Contemporânea de Joana d’Arc escreveu Ditos poéticos em louvor da Joana d’Arc, sua última obra. Morreu em 1430 com fama de pioneira do feminismo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *