“Cangaceiro não vive só de briga. Lampião sabia tocar uma gaita de 8 baixos. E seus homens gostavam de dançar. Havia preferência pelos enfeites e ouro, muitos levavam moedas esterlinas no chapéu. Ah, era bonito!. E o perfume, então? Todos usavam. E não economizavam.” Disse certa vez, o cangaceiro Balão, do Bando de Virgolino. Ele resumiu bem a vida nas caatingas.
A vaidade, bem como a dança eram características dos cangaceiros que fizeram do Xaxado a sua dança deixando-a famosa até hoje. Em Serra Talhada, por exemplo, existe uma escola dessa dança que formou o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Essa turma composta de homens e mulheres já se apresentou em várias cidades do exterior fazendo um imenso sucesso. As batidas sincronizadas dos pés provocam exclamações. Bonito de ver.
E tudo começou nos anos 20\30 nas caatingas sertanejas para alegrar os cangaceiros nas noites enluaradas. Servia, ainda, para celebrar vitórias. Tanto, que os versos improvisados, contavam suas vitórias ou insultos aos inimigos. Xaxado é folclore que conta uma história sertaneja. A ilustração é do blog Brasil de Fato.
0 comentários