MARIA LENDÁRIA

jan 21, 2026 | 0 Comentários

“Se Maria Bonita houvesse nascido na Grécia alguns séculos antes de Homero, é provável que a realidade de sua vida logo se fizesse lendária. No Brasil, onde a literatura se faz quase sempre menos viva que as incríveis figuras das rebeliões populares, mesmo assim, ela extrapolou os limites da biografia e da história e simboliza a liberdade trágica, a coragem sem concessões, a energia e resistência. Tudo com seu vigor-vertigem que ao se recontar revive”.

Assim, decifrou a eterna musa do Cangaço, o historiador e jornalista Mário Melo.

Descrição perfeita para os conhecedores da História do Cangaço.

Mas a nossa eterna musa, nasceu na localidade de Malhada da Caiçara, hoje Paulo Afonso e evidente que seu destino seria outro. Segundo as tradições da época, essa Maria seria igual a tantas outras: casar, filhos cuidar dos afazeres domésticos etc. Entretanto, Maria Déa teve destino diferente. Temperamento inquieto, casou aos 14 anos por determinação do pai com um primo. As brigas eram constantes, até que um dia, Maria deu um basta a essa situação. Conheceu Lampião e seu coração bateu diferente. E o do Rei do Cangaço também. Uma paixão forte explodiu. Após muitas conversas, Lampião ficou de voltar, mas o namoro já havia engatado.

Virgolino voltou várias vezes, e até que um dia, Maria  Déa (ainda não era Bonita) decidiu acompanhá-lo pelos sertões correndo todos os perigos, sobretudo a morte. Mas isso só aconteceu oito anos depois, quando uma emboscada policial conseguiu metralhar Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros que dormiam na Grota de Angico, Sergipe.

E aí, aconteceu o inesperado: Maria Bonita e nem Lampião não morreram no imaginário popular. Vieram as muitas histórias, lendas etc, e hoje, 88 anos depois, essa Maria permanece viva. Virou nome de boutiques, salões de beleza, restaurantes, restaurantes etc, tudo sinônimo de beleza, vaidade, coragem.  E ainda inspirou filmes, documentários e novelas. Nasceu no Sertão nordestino, mas virou mito, lenda, sem ter nascido na Grécia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *