Era baiana, alegre, dentes perfeitos, cabelos pretos e corpo bonito. Muitos a achavam a mais bela das cangaceiras. Entrou no bando de Lampião com pouco mais de 18 anos para ser a companheira de Zé Baiano famoso pela crueldade e pela feiura também: preto, magro, “de cara chupada”. Zé Baiano, entretanto, compensava sua fealdade com a valentia e riqueza. Seus companheiros diziam que ele tinha mais dinheiro e ouro que Lampião. E mais: era agiota. Emprestava dinheiro a vários comerciantes, assim, era fácil negociar com eles.
E sua Cristina era por tabela, a mais rica das mulheres do bando. Ostentava ricas joias e seu burro, chamado de Brinquinho tinha arreios especiais causando admiração por onde andava. Zé Baiano era apaixonado por Lídia e não se importava de demonstrar seu carinho. Escolhia os melhores pedaços de carne, dando na boca comida, água e ainda limpava a boca de sua amada com guardanapo de linho, uma sofisticação nas caatingas e amor explícito. Que mais Lídia poderia querer?
Mas, Lídia era fogosa e quando Zé Sereno viajava, ela dava umas escapulidas com os companheiros solteiros do bando. Muitos sabiam, mas nenhum ousava dizer. Até que um dia, o cangaceiro Coqueiro flagrou Lídia com Bem-te-vi em pleno colóquio nas matas. Bem-te-vi era o oposto de Zé Baiano: bonito, alto, louro e branco. Dizem que o romance foi longo. Coqueiro quis participar da brincadeira, sendo recusado por Lídia.
Com o retorno de Zé Baiano, Coqueiro não pensou duas vezes. Contou tudo o que viu. Pagou com a vida sua delação. E Lídia foi amarrada durante toda uma noite, enquanto seu companheiro pensava o que fazer com ela. Lídia apelou para Lampião e Maria Bonita, mas o casal não interferiu.
Lídia teve uma morte cruel, morta às pauladas ao amanhecer. Seu belo rosto ficou desfigurado. Zé Baiano a enterrou numa cova rasa e chorou feito criança. Cumpriu à determinação do Código de Honra do Cangaço.
A bela Lídia teve um final triste.
Relatos assim revelam a índole daquela gente e fortalece a idéia de que o cangaço era o refúgio perfeito dos mais sádicos ,mais sanguinários e mais desumanos dos criminosos.
Nao so aquele “gente” no Brasil atual se trair a mulher corre risco de pagar com a vida também
Pois hoje em dia Está pior só em querer se separar do monstro do marido, q mate nela maltrata já querem matar, e quando realmente conseguem se separar aí acabam morta, então hoje em dia está pior q nos tempos do cangaço, sou de Serra talhada antiga vila bela cidade Natal de Lampião, e Aqui tem Muita Gente Boa E Generosa q não mede esforços para ajudar o próximo..
Se ele não fizesse o que fez, seria um homem desonrado para sempre e ninguém mais o respeitaria no bando…
O testo foi bem escrito bem elaborado só que discordo rotalmente quando menciona que lampiào não havia interferido. O Lampião só não interferiu como deu a sentença de morte a Lídia. Mostrou a todos do bando o que Zé Baiano deveria fazer a partir de quando mandou seu cangaceiro gato matar o cangaceiro coqueiro que também era seu mandado daí decretou a sentença de Lídia e também do Camgaceiro bem-te-vi que só não foi executado por corisco porque saiu vasado, caiu no mato que ninguem até hoje soube do seu paradeiro
Que eu saiba Corisco não deixou executar Bem te vi porque era seu cangaceiro de confiança.
Luci, aí foi outra história. Foi o caso de Cristina, esposa de Português que o traiu com um cabra de corisco.
Dizem que ele morreu com 95 anos em Belo Horizonte MG
Discordo,o texto e explicitamente racista e preconceituoso….no momento que coloca ze bahiano como feio e preto…como se a cor e a aparencia fosse fator determinante…para um individuo ser criminoso…..bentivi era tao cangaceiro malvado.e bandido como ze bahiano….varios autores levam em consideracao essas caracteristicas.baseadas em teses lombrosianas….porem indico a todos a leitura do livro ze baiano..de roberio santos que desvenda pormenores da vida daquele que na hierarquia do cangaco leva a medalha de bronze…numa escalacao…atras apenas de lampiao e curisco.ok
Assim ele é descrito na história
Perfeita critica.Gostei.
onde se compra o livro do Roberio Santos. obrigada Semíramis
Vinte e oito anos depois o jornalista e pesquisador Robério Santos localizou no cemitério Senhora Santana, na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia, o túmulo em que foi sepultado Demócrito, que no cangaço tinha o nome de guerra de Bem-te-vi. Ele viveu na cidade como Benedito Bacurau até o ano de 1991, quando faleceu de causas naturais, com pouco mais de 80 anos
Bom saber
Existe ainda uma divergência nessa história. Vinte e Cinco diz que Bem te vi ficou um tempo afastado e quando retornou, passou a usar o nome Jacaré. Pesquise os áudios de Vinte e Cinco
Era comum cangaceiro usar nome do outro, que tinha morrido, por exemplo
Claro que sabe onde Bete-vi foi parar,tem um episódio no canal Literatura no Cangaço,que eles vão até a cidade onde ele foi parar e lá ele morreu velhinho
nao sei pq o povo tem mania de idolatrar banbdido!!uma gente desgraçada de ruim!!!
Não se está idolatrando ninguém, apenas contando história, que vale a pena.
Apenas no tempo do cangaço? Nada muito diferente do que acontece hoje.
Então, nada mudou…
Correto.
Ela mereceu bem feito para ela porque ZÉ Baiano dava tudo pra ela e o que ela fazia? O traía morte bem merecida
Que resposta ridícula! E ainda vindo de uma mulher!!!Não existem motivos ,que justifiquem um assassinato!Ela q.fosse banida,largada sei lá…mas é por essas atitudes preconceituosas,que acontecem as coisas….principalmente qdo vem de mulheres.. .afff repúdio total a vc!
Até pouco tempo ainda existia a livre defesa da honra.Imagine na decada de 20 ou 30 no no centro do cangaço.
Nossa uma mulher falar assim de outra. Parabéns!!! Pela insensatez
Plena covardia do vulgo Zé Baiano, Isso é coisa de homem apaixonado e chifrudo. Por isso e que se dize: Todo homem apaixonado é uma Idiota.
Ela não foi pro cangaço por vontade própria foi raptada.Segundo consta nunca gostou do tal Zé Baiano,já tinha amores pelo cangaceiro Bem te vi.
Ele está certo fazia parte do jogo deles ele era um cara muito forte do bando quando soube do chifre tinha que matar mesmo não tinha outras opções i aonra dele né infelizmente ela sabia das leis do bando
Certa vez lídia foi amarrada ao cavalo de zé baiano sabia que era corno e andou um dia inteiro,como castigo.
foi Maria Jovina que fez isso e não Lídia
não foi zé baiano, e sim o cangaceiro pancada com sua mulher juventina
Ele sabia que era corno, mas fingia não sabê-lo(, não muito diferente dos cornos de hoje),com a delação do safado do coqueiro, ele não trve outra opção, a não ser matá-la.
Matou também o delator(acabou sabendo que o dito também queria comê-la) e o proprio bente-vi.
Chifre!!!!!
Quem matou o delator, não pela delação, mas pela vontade de participar da brincadeira, foi o próprio Capitão
Virgulino, haja vista que o mesmo pertencia ao seu bando.
Lí que na verdade quem matou coqueiro foi o cangaceiro gato por ordem do capitão!
difícil nao sentir repúdio e revolta por esses bandos de assassinos cruéis.
A foto é da irmã de Lígia. Não existe foto da cangaceira.
Apenas vídeos mostra Lídia
Pode me informar em qual filmagem aparece a Lídia por favor?
Quase todas estão no único filme, o de Abraõ Benjamin
Mas se ela foi morta em 1934 e as filmagens e fotos de Benjamim Abraão foram feitas em 1936-37, ela já estava morta. Portanto, não pode aparecer nas filmagens citadas
Eu vi a história no filme corisco o diabo loiro
Da pra ver no filme perfeitamente .
Inconfundível beleza
Como descrito no livro
No cangaço não havia lugar para covardes. Toda açao praticada pelo grupo havia um motivo.
Coqueiro foi abatido pelo proprio Lampião e Lidia teve um fim merecido.
Só para os fortes
Traiu!? tem que morrer
Essa mulher Lídia não sabia com quem estava lhe dando seu mal comportamento a vitimou pensava q o zé baiano não teria coragem de matá-la muito inocente ela e ñ deveria pq convivia com pessoas sanguinárias. Concordo com que disse lampião ela tinha o olho comprido e o respeito curto
Oi
poderia por gentileza informar qual livro lampiao disse está frase
Concordo com que disse lampião ela tinha o olho comprido e o respeito curto
Obrigada
Cangaço… Restam muitas histórias, e muitas dúvidas… apesar de tudo o que já foi contado e remexido, é apenas a ponta de um imenso iceberg, onde mais de 500 pessoas perderam suas vidas, ao longo de aproximadamente de mais de 20 anos dessa arrepiante epopeia…
Arre Égua… Dizem… que NÃO tem tem registro fotográfico de Lídia. As fotos que circulam pelos sites de fofocas seriam da irmã dela (muito bonita também), Lídia NÃO era esposa do feio e cruel cangaceiro Baiano. Ela foi levada por ele quando tinha aproximadamente 15 anos apenas. Ela nunca recuperou-se da mágoa de ser retirada do conforto do lar em que vivia, para sofrer a vida no cangaço, fugindo das volantes, e se escondendo na caatinga árida e espinhosa, feito um bicho. Ele se esforçava para agradar a linda menina em vão. Ela JÁ gostava de um cabra chamado Ademórcio, de Apelido Bem-Te-Vi no bando, e se gostavam desde crianças, quem sabe não tivessem se casado em outras circunstâncias. Parabelum NÃO é arma, e sim o nome de um tipo de munição… Espero ter contribuído.
Será que existem familiares da Lidia vivos, hoje??
Deve existir, Wagner
Isso prova a canalhice deste vulgo Zé bAIANO, além de chifrudo, pois essa traição já acontecia varias vezes, pois a moça não queria ele estava apenas refém dele. Essa frase é mais correta de todas: todo homem apaixonado é um idiota.
Coitado desse Zé Baiano, além de chifrudo foi chorar sozinho.
Pelo que já vi, Lampião mandou Gato matar Coqueiro, mas não se meteu na decisão de Zé Baiano. E a foto em destaque não é da Lídia, mas de uma irmã dela. Tudo indica que, infelizmente, não há foto dela.
Não há registro de imagem de Lídia, nem em fotos, nem em vídeo. Quem matou Coqueiro foi Gato, a mando de Lampião. Coqueiro foi morto porque chantageou Lídia, ou ela transava com ele também ou ele contava a Zé Baiano, como ela não aceitou Coqueiro cumpriu a promessa. Bem-te-vi fugiu logo após ser flagrado, antes mesmo de Coqueiro contar a Zé Baiano! Limpar a boca de Lídia com lenço de linho é mentira; ela ser apaixonada por Bem-te-vi desde muito tempo é outra mentira maior ainda; mimar Lídia com tudo de bom e do melhor… tenho minhas dúvidas… Minha gente estamos falando de Zé Baiano, um dos mais importantes e pervessos cangaceiros que já existiu, e o mais rico que se tem notícia. Nada justifica o que ele fez com Lídia, mais, antes de julgar, temos que nos colocar no contexto da época. Eram pessoas ignorantes, sem estudos, criados em um tempo de muita violência numa terra sem lei, onde a honra tinha que ser lavada com sangue, pois deixar de ser respeitado era perigoso. Maria Bonita tentou intervir por Lídia junto a Lampião, sem sucesso, “a mulher é dele, ele faz o que quiser” foi a resposta recebida por Maria Bonita!
Segundo os dos últimos cangaceiro de lampião, bem-te-vi chegou a viver ate 95 anos em Belo Horizonte MG.
Como faço para adquirir o livro Zé Baiano, já tentei em varios sites e não consigo.
Desde já agradeço
Tente na Biblioteca Virtual
+55 79 9969-5819 adicione no whats e peça o livro. Chega na sua casa. É do escritor Robério Santos.
Que Lídia era a mais linda do cangaço não podemos saber pois Não temos nenhum registro,em minha opinião a mais linda do cangaço era durvinha!!
Há controversias
São muitos relatos da mesma história, quando viajei à Triunfo-PE ouvi falar que Bem-te-vi era primo de Lídia e que ela o reencontrou quando foi levada para fazer parte do cangaço, quando estive em Angicos-SE ouvi de uma outra forma, entretanto na realidade é tudo muito interessante pois é História, é Cultura, e devemos lembrar que era um momento da História que tinha suas próprias leis e regras e contextos.
onde se compra o livro do Robério Santos. obrigada Semíramis
Acho que entrando em contato com ele
Pelo que sei no cangaço, a honra de um cangaceiro devia ser lavada com sangue, e Lidia, desonrou Ze baiano, segundo a etica do cangaço… infelizmente nosso tempo atual existem muitos ze baianos e lidias…..
NO NOSSO TEMPO ATUAL, EXISTEM INFELIZMENTE, MUITOS ZE BAIANOS E LIDIAS…
Zé Baiano era feio porque era preto? É racismo que fala?
Era feuo mesmo