A região da Mata Grande (Alagoas) vinha sendo constantemente perseguida pelas volantes e isso fez com que a jovem Conceição dos Santos ou Joana Gomes, entrasse no Cangaço. Ela se uniu a Cirilo, do Bando de Moreno e ganhou o apelido de Moça. Era uma das poucas que sabia manejar o rifle e participou de dois combates. Valentona, era mestra em causar confusão. Sua presença no grupo não somou, só tumultuou.
Era alta (maior que Cirilo), magra, cabelos lisos, boca grande para dizer desaforos com facilidade, olhos arregalados na descrição de Dadá. Não poderia chamar atenção pela beleza… Certa vez ficou na chuva por nada, só para discutir com o companheiro. Ele, Cirilo, morreu numa emboscada. Ela chorou muito, esbravejou, sentindo-se culpada por ter discutido com ele horas antes. Moça teve uma participação turbulenta no Cangaço. Decidiu abandonar o grupo em 1936. Levou na barra da saia o dinheiro de Cirilo. Sugestão da Dadá. Foi presa, mas posta em liberdade dias depois. A partir daí, sumiu na poeira do tempo. Mas deixou registrado o seu gênio rebelde.
Bom dia gostaria de saber se vcs tem foto de Zefinha a companheira de Jedaia. Ela era irmã da minha avó. Minha mãe conta essas histórias do cangaço e tenho curiosidade de saber mais sobre ela.
Infelizmente, Suelen não tenho. São raras as fotos das cangaceiras. Se encontrar, lhe aviso. Abraço.
Irmã do meu Bisavô.
Que bom, Varjão
Que bom, Varão